O que é o DA?

O Diretório Acadêmico Desembargador Henrique da Silva Fontes é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1965 para representar os estudantes de Direito da Universidade do Vale do Itajaí. Grandes debates já foram travados no Diretório Acadêmico desde os tempos em que o país ainda vivia sob a égide da Revolução Militar de 1964. Desde a sua fundação, naquele mesmo ano sob o nome de Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, o curso de Direito é um dos alicerces da Universidade. Era uma época em que a sociedade fervia em debates sobre os avanços e retrocessos institucionais do Brasil.

Para se ter uma ideia das mudanças de conteúdo que o curso sofreu ao longo das quase cinco décadas de história, nada menos do que quatro Constituições já foram lecionadas na Univali: a democrática de 1946, a militar de 1967, a autoritária de 1969 e a carta cidadã de 1988. Isso tudo sem falar dos códigos e leis que ano após ano são reinventados ou reformados.

E neste contexto de profunda modificação nas bases jurídicas, políticas e sociais que a Universidade se insere. O Diretório Acadêmico entende que, ainda que hoje exista uma estabilidade que paira sob a Nação, há diversos temas a serem postos na mesa para o debate.

Mudanças na legislação social, tributária, familiar, administrativa, processual, entre outras, ocorrem dia após dia. É papel dos estudantes debatê-las para entendê-las e aplicá-las. O exercício e o aprendizado do Direito é uma via de mão dupla em que estudantes e mestres devem trabalhar em conjunto, e é papel do Diretório Acadêmico buscar ferramentas de incentivo para que a Universidade volte a ser um ambiente de debates e troca de opiniões.


Neste mesmo sentido, é importante que a Universidade abra as portas para ouvir os anseios da comunidade acadêmica. Os estudantes pagam, e muito bem, para ter uma ótima estrutura física e um corpo docente qualificado, porém nem sempre isto ocorre.

É dever dos estudantes promover a mobilização e cobrar da instituição investimentos na melhoria da qualidade do ensino, como a instalação de uma biblioteca jurídica setorial. Por que o curso que mais tem alunos e que mais gera receitas para a Universidade não possui se quer um acervo bibliográfico atualizado? São questões que, assim como os grandes temas nacionais, devem entrar na pauta dos estudantes e principalmente da burocracia da instituição.


As cartas precisam ser colocadas na mesa, sempre com serenidade e transparência. O diálogo é o caminho viável para alcançarmos conquistas aos estudantes. Mas para que o diálogo ocorra de forma equânime, é preciso união e participação dos acadêmicos.

Participe do Diretório Acadêmico!